top of page

Os 05 elementos na Medicina Tradicional Chinesa: Elemento Água.


Sem a água não há vida. A Água cobre de 70% da superfície do globo terrestre e constitui a maior parte do corpo humano, dos animais e dos vegetais. Na Água surgiram as primeiras formas vivas do nosso planeta e todos os seres vivos necessitam de água pra viver.

A Água é um símbolo de purificação, do transporte e do movimento. Veiculam os nutrientes, os glóbulos vermelhos e brancos através dos vasos sanguíneos, bem como células de defesa e linfa dentro dos vasos linfáticos. Como símbolo de purificação a Água é o responsável pelo transporte de excretas através da urina.

A Água é Yin, de natureza feminina, suave e capaz de vencer a dureza ( A Água molda a rocha) .

No I Ching é representado pelo trigrama Kan, uma linha continua Yang entre as duas linhas interrompidas Yin.

Na Medicina Tradicional Chinesa, o Órgão Rim e a Víscera Bexiga pertencem ao Movimento Água. Estão ligados a este Movimento o ouvido, o cérebro, a medula nervosa, os ossos, a cartilagem, os dentes, o sistema reprodutor masculino e feminino e a coluna lombar.

Os Rins, além das funções puramente fisiológicas do ocidente, armazenam a essência (Jing inato e adquirido) , recebe o Qi do Pulmão, tem a função de produzir e controlar os ossos e as cartilagens, assim como controlar o fluxo dos líquidos corporais.

Os Rins ainda estão envolvidos, energeticamente na reprodução, gestação, nascimento, crescimento, envelhecimento (diminuição do jing inato) e tem influências sobre os cabelos.

Os Rins armazenam a energia adquirida (jing adquirido) Recebido dos Órgão, Fígado, Coração, Baço e Pulmão e através dos Oito Vasos Maravilhosos envia Jing adquirido para o cérebro.

O cérebro, portanto é reservatório de jing, por esta razão a acupuntura craniana chinesa, a acupuntura craniana de Dr.Zhu, bem como acupuntura craniana de Dr. Yamamoto (Yamamoto New Scalp Acupunture-YNSA), Ariculoterapia e Auriculomedicina de DR Nogier funcionam bem. A cabeça e a orelha têm relação com o Movimento Água.

O Rim ainda é responsável por um aspecto psíquico chamado vontade (Zhi) que é uma força interna que mobiliza o ser humano para as realizações no plano pessoal e social. O Zhi é a força que pode ser vista como sinal de vitalidade e vontade de viver.

Tanto o médico como o paciente tem que fortalecer a vontade (Zhi). o paciente tem que ter vontade de ser curado e o medico tem que ter vontade de curar o paciente e deve ajudar a fortalecer o Zhi do paciente.


Resumo do Movimento/Elemento Água


O Órgão da Água é o Rim (Zang)

A Víscera da Água é a Bexiga (Fu)

A cor da Água é azul. A coloração preta é outra simbologia da cor da Água. O tom escurecido da face observada em pacientes com insuficiência renal crônica tem relação com alteração no Movimento Água.

O som da Água é o gemido.

O odor da Água é pútrido.

A emoção da Água é o medo.

A estação da Água é o inverno. (associada com armazenamento)

O clima da Água é o frio ( pessoas que sentem muito frio nos pés e nas mãos)

O Órgão de sentido da Água é o ouvido.

O sabor da Água é o salgado.

Os tecidos controlados pela Água são: cabelo, ossos, cartilagens e dentes.

A direção da Água é o Norte.

O aspecto psíquico da Água é o Zhi (vontade)

O movimento da Água é a descida.


Fatores de adoecimento do Rim: envelhecimento, doenças crônicas, excesso de trabalho, atividade sexual excessiva, deficiência de energia hereditária.


Sintomas e sinais relacionados ao desequilíbrio do Movimento Água:

impotência sexual, esterilidade masculina e feminina, polaciúria, oligúria, incontinecia urinária, dentes e ossos fracos (osteopenia e osteoporose), dor na lombar, dor nos joelhos, membros frios, zumbido, diminuição da acuidade auditiva, astenia, falta de vontade, desânimo, depressão, falta de memoria recente, medos, pânicos e fobias.


A Bexiga controla o armazenamento de urina.






Fonte: Acupuntura Baseada nos Cinco Movimentos, Tesuo Inada, 1ª Edição- São Paulo 2018.


Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page