top of page

Os 05 Elementos na Medicina Tradicional Chinesa: Elemento Fogo.


O Fogo é o símbolo do amor e da paixão, da sabedoria, da iluminação e do renascimento. É o calor e luz, produto da combustão de objetos inflamáveis.

No I Ching, o Fogo corresponde ao trigrama Li que é composto de uma linha interrompida Yin entre duas linhas continuas Yang.


Na Medicina Tradicional Chinesa o Movimento Fogo está representado pelo órgão Coração (Zang) e pela Víscera Intestino Delgado (Fu) e pelo Pericárdio e Triplo Aquecedor, sendo essas duas ultimas funções desconhecidas na fisiologia ocidental (Hicks 1996).

O Coração tem a Função de comandar os outros Órgãos e Vísceras, os vasos sanguíneos e o sangue e controla o suor. O Coração é o "Imperador" e abriga o Shen que é a consciência ou espírito vital. O Coração se manifesta na língua e é responsável pelo aspecto psíquico chamado alegria (Shen).

O Intestino Delgado recebe os resíduos provenientes do Estômago e separa-os em parte pura (Yang) e impura (Yin). A parte pura é aproveitada pelo organismo, passando pelos Rins e Bexiga e chega ao Fígado de onde finalmente transforma energia de defesa (Wei) parte impura (fezes) resultante de varias purificações é enviada ao Intestino Grosso, de onde é eliminada.

O Pericárdio é conhecido com Mestre do Coração que envolve-o tem como função protegê-lo. Os distúrbios do sono, depressão e ansiedade podem ser tratados com os pontos do canal de Pericárdio. As perturbações emocionais, confrontos, mágoas afetam o Pericárdio.

O Triplo Aquecedor formado por três regiões (Aquecedor superior, médio e inferior) que são fontes ou exercem função de aquecimento do organismo.

O Aquecedor superior se localiza no tórax em torno de VC-17 (Shanzong), o Aquecedor medio no abdômen em torno de VC-12 (Zhongwan) e Aquecedor inferior abaixo do umbigo em torno de VC-4 (Guanyuan).

O Aquecedor superior é responsável pela distribuição de energia nutritiva (Rong Qi) e de energia de defesa (Wei Qi), o Aquecedor médio contribui na transformação dos alimentos em energia nutritiva (Rong Qi) e finalmente o Aquecedor Inferior separa o puro do impuro na formação de energia de defesa (Wei), além de outras funções como reprodução e excreção. O Triplo Aquecedor é responsável, portanto, por todas as funções fisiológicas, ou seja, é o oficial do equilíbrio e da harmonia.


Resumo do Movimento Fogo

O Órgão do Fogo é o Coração (Zang)

A Víscera do Fogo é o Intestino Delgado (Fu) (separa o puro do impuro)

A cor do Fogo é o vermelho ( a vermelhidão excessiva na face, abaixo dos olhos)

O som do Fogo é o riso.

A emoção do Fogo é a alegria.

O odor do Fogo é queimado.

A estação do Fogo é o verão.

O clima do Fogo é o calor.

O Órgão do sentido do Fogo é a língua.

O sabor do Fogo é o amargo.

Os tecidos controlados pelo Fogo são o sangue e os vasos sanguíneos.

O Movimento do Fogo é ascendente

O aspecto psíquico do Fogo é o Shen.

A direção do Fogo é o Sul.



Fatores de adoecimento do Fogo:

hiperexitação, choques emocionais, bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, hemorragias, etc.


Sinais e sintomas relacionados ao desequilíbrio do Fogo:

palpitação, transpiração espontânea , insônia, labilidade emocional, alteração da fala, ansiedade, má circulação sanguínea, isquemia, insuficiência coronariana.





Fonte: Acupuntura Baseada nos Cinco Movimentos, Tesuo Inada- 1ª Edição- São Paulo


Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page