top of page

As emoções e como podem afetar os órgãos, de acordo com a MTC. Preocupação


Na MTC (medicina tradicional chinesa) cada emoção está ligada a determinado órgão e elemento. As emoções em se são parte da nossa condição humana, o que falamos aqui é sobre o excesso, ou acúmulo durante os anos.

Hoje começamos com a Preocupação, tão comum em nosso dia a dia, e que é a emoção que mais afeta o Estômago e Baço-pâncreas.

A preocupação em excesso desestabiliza a capacidade de centralização, promove o surgimento de comportamentos obsessivos e compulsivos, gera confusão e indecisão, atrapalha os processos digestivos e imunológicos, promove edemas pelas extremidades e favorece surgimento de diabetes tipo 2, atrapalha o trabalho das linfas, e da absorção dos nutrientes, e pode causar gastrite.

A preocupação nos coloca sempre a frente, como se tivéssemos que nos preparar, caso algo dê errado no futuro, impedindo-nos vivenciar plenamente o momento presente.

Uma reflexão se torna indispensável, inclusive para não perdermos nossa energia tão preciosa:

* Será a preocupação fruto de algo que podemos resolver e depende de nossa atitude?

*Ou algo que não está ao nosso alcance e não depende de nós?

Se for algo que cabe a nós , então é necessário usar a energia para buscar soluções, estratégias e mobilizar esforços para tentar resolver a questão. Caso não dependa de nós então precisamos olhar com serenidade, aquietar o coração e confiar no outro e na sabedoria da vida, nem tudo está ao nosso controle.

A Acupuntura faz parte da mtc, onde tratamos o corpo como um todo, neste caso tratamos o órgão e a mente da pessoa, com sintomas de preocupação.

Uma alimentação balanceada, exercícios regulares e pratica de meditação nos ajudam bastante a dissipar as preocupações. Lembre-se sentir preocupação é normal, é uma emoção humana seu excesso é que irá acarretar desequilíbrios, como os já citados.

Soltar, desapegar... Enfim deixar a vida fluir dentro e através de nós, ao invés de sairmos correndo desesperados atrás da vida. Fazer do presente não só um trampolim para o futuro ou passado, e sim, um momento especial onde tudo acontece, pois é o único tempo na nossa existência em que temos acesso.


99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page