Representa as árvores (todo o reino vegetal), a semente que germinou e cresceu como as fases da evolução da vida: reprodução, nascimento, crescimento, envelhecimento, morte e transformação. A verticalidade da árvore representa a ligação entre o Céu e a Terra, ou seja, união do interior (Terra) com o exterior (Céu).
No I Ching, o trigrama Chen é constituído por uma linha continua Yang em baixo e duas linhas interrompidas Yin acima.
Na Medicina Tradicional Chinesa o Movimento Madeira está representado pelo Órgão Fígado (Zang) víscera Vesícula Biliar (Fu). O Fígado, além das funções puramente fisiológica da medicina ocidental, regula a digestão e controla o livre fluxo de Qi, bem como é responsável pelo armazenamento de sangue.
Os tendões, os ligamentos e as unhas são controlados pelo Fígado. As tendinites e as onicomicoses são sinais clínicos indicativos de deficiência de sangue no Fígado (essa teoria só é vista na Medicina Tradicional Chinesa).
No aspecto psíquico da Medicina Tradicional Chinesa, o Fígado abriga o Hun que pode ser entendida como alma etérea. No Hun reside o potencial humano de transformar o impulso em força e ação e ainda é responsável pelo relacionamento do indivíduo com o mundo e por sua capacidade de projetar seus pensamentos para fora.
O Fígado abre-se nos olhos (os olhos são a janela da alma) e se manifesta nas unhas.
Resumo do Movimento Madeira
O Órgão da Madeira é o Fígado (Zang)
A Víscera da Madeira é a Vesícula Biliar (Fu)
O som da Madeira é o grito (uma vez alta, estridente e gritante, querendo que todos ouçam)
A emoção da Madeira é a raiva ( a raiva é uma energia nociva muito perigosa e pode provocar males a si próprio se guardar ou fazer mal a outra pessoa se exteriorizar)
O odor da Madeira é rançoso.
A estação da Madeira é a primavera (associada ao nascimento- reino animal- e à germinação- reino vegetal).
O poder da Madeira é o nascimento.
O clima da Madeira é o vento.
O Órgão de sentido da Madeira é a visão.
O sabor da madeira é o azedo.
Os tecidos controlados pela Madeira são: Ligamentos, tendões e unhas (tendinites e onicopatias são indicativos de alteração do movimento Madeira).
A direção da Madeira é o Leste.
O movimento da Madeira é a expansão em todas as direções.
Fatores de adoecimento da Madeira:
Frustações, alimentos gordurosos, álcool, raiva, irritação, etc.
Sinais e sintomas relacionados ao desequilíbrio do Fígado:
alterações emocionais como irritação, ansiedade, estresse, depressão ansiosa, eructações, vômitos, soluços, cefaleia, tontura, problemas visuais, irregularidades menstruais, tensão pré-menstrual, (TPM), cólicas com formação de coágulos, visão embaçada, tendinites, vertigens, tiques espasmos, tremores, cãibras, olhos avermelhados, hematêmese e epistaxe.
A atitude da Madeira: ação, conquista, decisão e planejamento (arquiteto). Na dificuldade de tomar decisões e planejamento trate o VB 40 (Qiuxu)
Fonte: Acupuntura Baseada nos Cinco Movimentos Tetsuo Inada - 1ªEdição- São Paulo 2018
Comments