Os 05 elementos da Medicina Tradicional Chinesa: Elemento Madeira.


Representa as árvores (todo o reino vegetal), a semente que germinou e cresceu como as fases da evolução da vida: reprodução, nascimento, crescimento, envelhecimento, morte e transformação. A verticalidade da árvore representa a ligação entre o Céu e a Terra, ou seja, união do interior (Terra) com o exterior (Céu).


No I Ching, o trigrama Chen é constituído por uma linha continua Yang em baixo e duas linhas interrompidas Yin acima.


Na Medicina Tradicional Chinesa o Movimento Madeira está representado pelo Órgão Fígado (Zang) víscera Vesícula Biliar (Fu). O Fígado, além das funções puramente fisiológica da medicina ocidental, regula a digestão e controla o livre fluxo de Qi, bem como é responsável pelo armazenamento de sangue.

Os tendões, os ligamentos e as unhas são controlados pelo Fígado. As tendinites e as onicomicoses são sinais clínicos indicativos de deficiência de sangue no Fígado (essa teoria só é vista na Medicina Tradicional Chinesa).

No aspecto psíquico da Medicina Tradicional Chinesa, o Fígado abriga o Hun que pode ser entendida como alma etérea. No Hun reside o potencial humano de transformar o impulso em força e ação e ainda é responsável pelo relacionamento do indivíduo com o mundo e por sua capacidade de projetar seus pensamentos para fora.

O Fígado abre-se nos olhos (os olhos são a janela da alma) e se manifesta nas unhas.


Resumo do Movimento Madeira


O Órgão da Madeira é o Fígado (Zang)

A Víscera da Madeira é a Vesícula Biliar (Fu)

O som da Madeira é o grito (uma vez alta, estridente e gritante, querendo que todos ouçam)

A emoção da Madeira é a raiva ( a raiva é uma energia nociva muito perigosa e pode provocar males a si próprio se guardar ou fazer mal a outra pessoa se exteriorizar)

O odor da Madeira é rançoso.

A estação da Madeira é a primavera (associada ao nascimento- reino animal- e à germinação- reino vegetal).

O poder da Madeira é o nascimento.

O clima da Madeira é o vento.

O Órgão de sentido da Madeira é a visão.

O sabor da madeira é o azedo.

Os tecidos controlados pela Madeira são: Ligamentos, tendões e unhas (tendinites e onicopatias são indicativos de alteração do movimento Madeira).

A direção da Madeira é o Leste.

O movimento da Madeira é a expansão em todas as direções.


Fatores de adoecimento da Madeira:

Frustações, alimentos gordurosos, álcool, raiva, irritação, etc.


Sinais e sintomas relacionados ao desequilíbrio do Fígado:

alterações emocionais como irritação, ansiedade, estresse, depressão ansiosa, eructações, vômitos, soluços, cefaleia, tontura, problemas visuais, irregularidades menstruais, tensão pré-menstrual, (TPM), cólicas com formação de coágulos, visão embaçada, tendinites, vertigens, tiques espasmos, tremores, cãibras, olhos avermelhados, hematêmese e epistaxe.


A atitude da Madeira: ação, conquista, decisão e planejamento (arquiteto). Na dificuldade de tomar decisões e planejamento trate o VB 40 (Qiuxu)







Fonte: Acupuntura Baseada nos Cinco Movimentos Tetsuo Inada - 1ªEdição- São Paulo 2018

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo