top of page

Terapias Integrativas, o que são?

Você já deve ter ouvido falar sobre terapias integrativas e terapias alternativas, mas você sabe o que são e como podem te ajudar?

Vamos começar do começo; A palavra terapia diz respeito a um tipo de tratamento para doença. Assim, as terapias que que você utiliza para um diagnostico podem ser tradicional, alternativa e/ ou integrativa.

A terapia tradicional ocidental, é a terapia que se baseia na ciência da medicina ocidental, que é regida pelo um racionalismo lógico e pela evidência científica. Resumindo e simplificando, a nossa medicina tradicional trata o corpo como como uma maquina, e cada órgão como uma peça dessa máquina. Boa tarde da terapia tradicional traz medicamentos alopáticos, esses que passam por estudos científicos e inúmeros teste farmacêuticos, como tratamento para doenças, e que sempre deixam alguma "sequela". Algumas terapias integrativas já fazem parte da terapia tradicional para doenças, como é o caso da fisioterapia, da terapia ocupacional, da fonoaudiologia e da psicoterapia.

Já as terapias alternativas são, como diz o nome, alternativas, opções diferentes de tratamento para doenças. Durante muito anos essas terapias foram desacreditadas pela medicina cartesiana, mas atualmente, com diversos estudos comprovando sua eficácia para o bem estar geral das pessoas, tem sido indicada por médicos tradicionais também.

Por isso, atualmente se fala mais em terapias complementares e integrativas, ou seja, é um (ou mais) tratamento a mais para ajudar a pessoa que teve um diagnostico a se manter saudável.

Terapia integrativa é; uma terapia que integra o conjunto de tratamentos da pessoa ou que complementa um tratamento tradicional. Boa parte das terapias integrativas trazem equilíbrio energético entre corpo e mente, vendo a pessoa como um ser inteiro, e não uma maquina com peças separadas. A essa visão do todo, damos o nome de visão holística do ser humano por inteiro, envolvido com o meio que vive saúde mental e física como interligada, faz com que a maioria das terapias incentive em uma reeducação de comportamento, propondo que a pessoa tenha domínio daquilo que faz bem ou não para sua saúde física e mental, e vale ressaltar que são mais naturais e sem "sequelas".


E ai me diz se você já fez alguma pratica integrativa, o que achou? ;-)



23 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page