top of page

Os 05 elementos da Medicina Tradicional (MTC) Chinesa e o Yoga.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que é um sistema de medicina holística com raízes na cultura chinesa antiga, acredita-se que tudo no universo, incluindo o corpo humano, seja composto por cinco elementos fundamentais. Esses cinco elementos são representados pelas forças da natureza e são conhecidos como Wu Xing em chinês. Os cinco elementos da MTC são Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Eles estão associados a diferentes órgãos, tecidos, emoções, sabores, cores e estações do ano.


A prática do yoga pode ser combinada com a teoria dos cinco elementos da MTC para equilibrar o corpo, mente e espírito. Aqui está uma breve descrição dos cinco elementos da MTC e como eles podem se relacionar com a prática do yoga:

  1. Madeira: O elemento Madeira está associado ao desejo e à felicidade biliar na MTC, e é simbolicamente relacionado ao crescimento, flexibilidade e expansão. No yoga, posturas que envolvem torções e alongamentos podem ajudar a estimular e equilibrar o elemento Madeira.

  2. Fogo: O elemento Fogo está associado ao coração e ao intestino delgado na MTC, e é simbolicamente relacionado à paixão, alegria e expressão. No yoga, práticas que envolvem movimentos de coração aberto, como posturas de peito e posturas de equilíbrio, podem ajudar a nutrir o elemento Fogo.

  3. Terra: O elemento Terra está associado ao baço e ao estômago na MTC, e é simbolicamente relacionado à estabilidade, nutrição e transformação. No yoga, posturas que enfatizam a estabilidade e a conexão com a terra, como posturas de pé e posturas de enraizamento, podem ajudar a fortalecer o elemento Terra.

  4. Metal: O elemento Metal está associado aos pulmões e ao intestino grosso na MTC, e é simbolicamente relacionado à pureza, clareza e exercícios físicos. No yoga, práticas que enfatizam a praticantes conscientes, como pranayama, juntamente com posturas que abrem o peito, podem ajudar a equilibrar o elemento Metal.

  5. Água: O elemento Água está associado aos enxágues e à bexiga na MTC, e é simbolicamente relacionado à sabedoria, pensamento e fluidez. No yoga, posturas que estimulam a região lombar e os rins, como posturas de flexão para trás e posturas de torção, podem ajudar a nutrir o elemento Água.

A prática do yoga em conjunto com a compreensão dos cinco elementos da MTC pode ajudar a equilibrar a energia dos órgãos associados a esses elementos, promover a saúde e o bem-estar, e reforçar a conexão entre mente, corpo e espírito. É importante lembrar que a MTC é um sistema complexo e deve ser praticado por profissionais formados e certificados na área. Consultar um profissional de MTC ou um instrutor de yoga experiente pode ser útil para uma prática mais adequada e individualizada.

Nossas aulas de yoga são personalizadas e cada mês nos adentramos em um tema, este mês de maio será este MTC e o yoga.

Uma pratica com muitos benefícios mental, físico e até espiritual, esta é a yoga!


E vc já participou de alguma aula?



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page