top of page

Estilo de vida e saúde, uma conexão real!

E ai ser humano, o seu estilo de vida promove sua saúde integral? Ou te adoece?

Muitos querem saúde, mas poucos querem abrir mão de um estilo de vida nocivo. Acredito que pela facilidade e pelos ganhos secundários, muitos de nós caímos em estilos de vida totalmente tóxicos, seja para o corpo ou para nossa mente, e digo que até para nosso espirito, muitos de nós ficamos por anos acomodados.

Dai o corpo através de uma doença emite uma mensagem que dessa maneira já não dá mais.

O nosso estilo de vida está totalmente ligado a qualidade de nossa saúde física, mental e espiritual, o que eu sempre vou chamar por aqui de saúde integral. Para entender deste assunto mais a fundo, aos interessados eu indico fazer a leitura do livro; A DIETA DO FUTURO do Dr Hiromi Shinya um grande medico japonês que atua nos USA e Japão, um renomado gastroenterologista, neste livro ele faz uma perfeita explicação de como seu corpo e mente funcionam melhor, ao adotar um estilo de vida mais saudável. É com base nos estudo deste livro que vamos conversar por aqui hoje.


Tá bom, mas o que é meu estilo de vida? Eu tenho um?

Tem sim , basicamente seu estilo de vida são seus hábitos diários, é o que você costuma fazer e como você faz. Você pode ter um estilo de vida mais equilibrado, ou um mas desregrado, pode ser mais positivo e também pode ser mais negativo. Essas coisas que você faz diariamente e como você as fazem que formam seu estilo de vida.

A saúde integral é cultivada por um estilo de vida mais leve e nutritivo. Quando nosso corpo e nossa mente começa a nos dar "sinais" quer dizer que algo em nosso estilo de vida não está contribuindo para nossa saúde.

O que um bom estilo de vida deve ter?

Para cultivo de um estilo de vida que favoreça sua saúde sem duvidas podemos apontar: quantidade boa (de 6 a 8hrs) de horas de sono com qualidade por dia, boa ingestão de uma agua de qualidade, exercícios moderados, uma boa alimentação nutritiva, com 80% de origem vegetal, descanso adequado, eliminação regular (intestino), cultivo de bons sentimentos, entre outros.

Pode até parecer simples não é mesmo? mas quando estamos condicionados de maneira automáticas a hábitos nocivos o simples parece difícil de alcançar.


Estilo de vida, e os tempos atuais.


Muito se observa hoje a desconexão com o corpo, adotamos um estilo de vida imediatista, onde não temos tempo para fazer nada, e estamos sempre correndo, já não se descasca mais e o mais comum é o plástico, é o fast. A cabeça sempre cheia e o coração um turbilhão de emoções. Um estilo de vida nocivo, com quatro horas de sono dormidas, uma azia durante o dia e dores de cabeça ao anoitecer, sem contar a quantidade de medicamentos ingeridos durante o mês. Nosso estilo de vida moderno nos adoece, mas não percebemos isso, e muitos até negam, e colocam a "culpa" na genética herdada dos genitores.

Esta na hora de assumirmos a responsabilidade pela nossa saúde. A pessoa que vive sob estresse mental diário é ocupada demais para comer de modo adequado, com isso sofrerá um desequilíbrio físico. Qualquer doença é causada por mais de um fator. Tudo está interligado. Fatores mentais, fatores físicos, fatores ambientais... a doença surge quando todos esses fatores se juntam e formam um ciclo negativo.

Adotar um estilo de vida mais leve e saudável pode custar no inicio, mas vai te economizar em anos de vida plena lá na frente. A má alimentação produz grandes quantidades de radicais livres no organismo, mas o sentimento negativos, como ódio, ressentimento e ciúme são tão destrutivos quanto a má alimentação. Não adianta nada interromper o uso de bebida alcóolica, parar de fumar e adotar uma alimentação perfeita se a dieta mental for de raiva, estresse e medo. Para uma vida saudável é importante também cultivar um estado mental harmonioso.

Um estilo de vida nocivo com certeza contem os seguintes hábitos: alimentação industrializada, grande quantidade de carne vermelha e processados, sono ruim, alta ingestão de medicamentos, sem descanso, constipação, comparação, pessimismo, sedentarismo, pouca ingestão de agua, sentimentos não expressados, ouve musicas de baixas vibração, tabagismo, assiste a conteúdos violentos e pessimistas alta ingestão de açúcares, e entre vários outros...

O que temos que entender é que uma hora a conta chega. Agora que você chegou até aqui pense em seus hábitos, qual estilo de vida você está adotando?


Lembre-se que podemos começar hábitos melhores a qualquer hora se decidirmos. É melhor investimos em saúde do que gastar com a doença. As doenças realmente decorrem da ignorância ou da falta de autocontrole. Quem consegue se controlar pode evitar muitas doenças durantes sua vida. Todo dia quando acordamos temos escolhas, que possamos escolher a saúde, que possamos cultivar um estilo de vida mais saudável.



Post: Blog2_Post
bottom of page