top of page

A importância de cuidarmos do nosso Intestino.

O intestino é parte do sistema digestivo e um dos maiores responsáveis pelos processos de absorção de nutrientes do nosso corpo. Portanto você não pode deixa-lo de lado devido a tudo o que ele pode fazer pela sua saúde. A ciência segue estudando dedicadamente o órgão, justamente por ele ser responsável por diversas funções em nosso organismo. O intestino atua em níveis metabólicos quanto nutricionais, agindo como um preventor de infecções bacterianas e protetor da mucosa interna. Como a saúde em geral, existem uma série de nutrientes necessários na dieta para manter a flora intestinal regulada e trabalhando corretamente. Com a falta desses nutrientes os riscos de sobrecarga dos rins e congestionamento dos pulmões são muito maiores, afinal todo os aparelhos do organismo são interligados. Para evitar problemas neste órgão é necessário ingerir alimentos que sejam ricos em fibras e vitaminas do complexo B, os minerais cálcio e magnésio. E claro muita hidratação, para não surgir o efeito oposto. Por outro lado, os alimentos que você deve evitar são os ricos em gordura e açúcares sem falar no consumo exagerado e bebidas alcoólicas e comida industrializada.

Você precisar integrar alguns itens em sua dieta que tem como objetivo a manutenção da flora intestinal que são os probióticos. Estes alimentos se unem ao organismos vivos do intestino e otimizam sua função.

🏆Algumas dicas para um bom funcionamento do intestino; ✅ coma menos carne vermelha; cientistas já comprovaram em estudos uma relação entre compostos nitroso encontrados na carne e substâncias cancerígenas. ✅mastigue corretamente os alimentos; lentamente para que haja quebra do alimento e fique mais fácil para o intestino absorver os nutrientes ✅frutas e vegetais; estão em primeiro lugar na lista por serem ricos em fibras que ajudam a regular o intestino ✅água; corpo vem hidratado sempre funciona melhor

✅mexa-se; escolha o exercício de sua preferência pode ser uma caminhada simples o importante é deixar o sedentarismo de lado e mexer o corpo. ✅cuidado com o uso de laxantes; a longo prazo prejudica o funcionamento do intestino de formas até perigosa. ✅ consuma com moderação; alguns alimentos ter ação constipante ou aumentam os gases intestinais alguns exemplos são o chocolate, e o café. ✅ reduza os processados; são ricos em sodios, carboidratos, conservantes e substâncias químicas que não trazem benefícios alguns ao organismo ao contrário. ✅consuma probióticos; iogurte natural, kombucha, leites fermentados , Kefir possuim organismos vivos que melhoram a flora intestinal e ajudam na absorção dos nutrientes.

🏆Lembre- se o poder de escolha é totalmente seu, escolha ingerir alimentos benéficos para propagação da saúde como um todo. Tudo está interligado, cuidando do intestino cuidamos da mente, e até das emoções. 😉

1 visualização0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page