top of page

Yoga e as fases da Lua

As fases da lua têm influência tanto nas marés quanto na iluminação noturna. A influência das fases da lua na Terra ocorre principalmente devido à interação gravitacional entre a lua, a Terra e o sol. Mas você já percebeu alguma alteração pessoal e associou as fases da lua?

A lua possui diversas fases e isto acontece com base no seu posicionamento em relação à Terra e ao Sol. Cada fase dura de 7 a 8 dias. Algumas ideias possuem diversas evidências científicas, outras são basicamente crenças populares.

A cultura de usar as fases da lua como referência em nossas vidas não é de hoje, mas sim do período Paleolítico.


Há quem perceba alterações e há quem não. De qualquer maneira, a lua nos trás mensagens que podemos utilizar em nosso dia a dia. Inclusive no Yoga. Aqui na Samambaia nos temos uma escolha mensal sobre o tema que será trabalhado nas aulas em grupos. Neste mês de Junho foi o Yoga de fases. Seguimos as fases da lua, com as práticas (posturas, respiração e meditação) e ainda entendemos um pouquinho como utilizar essa energia a nosso favor. Vamos entender um pouquinho?


Estágios de um eclipse lunar

A principal influência da lua nas marés é devido à sua atração gravitacional sobre os oceanos. Durante a lua nova e a lua cheia, quando a lua, a Terra e o sol estão alinhados de alguma forma, ocorrem as marés altas, conhecidas como marés de sizígia. Já durante o quarto minguante e quarto crescente, quando a lua forma um ângulo reto em relação ao sol e à Terra, ocorrem as marés baixas, chamadas de marés de quadratura. No entanto, é importante ressaltar que outros fatores, como a topografia do fundo do mar e relevo costeiro, também influenciam nas marés.

Quanto à iluminação noturna, as diferentes fases da lua produziram a quantidade de luz refletida pela superfície lunar e que chega à Terra. Durante a lua nova, o rosto da lua conduzido para a Terra está completamente obscuro, causado em uma noite mais escura. Já durante a lua cheia, a face da lua voltada para a Terra está totalmente iluminada, proporcionando uma noite mais clara.

Em relação às influências astrológicas ou espirituais atribuídas às fases da lua, é importante mencionar que isso varia de acordo com crenças e tradições culturais. Alguns acreditam que as diferentes fases lunares vivenciaram os estados emocionais, a energia e a conexão espiritual das pessoas. Neste campo podemos relacionar, a nossa conexão como parte do planeta, assim como ele que recebe essa luz refletida da lua, nós também nos iluminamos (lua cheia) e nos enchemos, o mesmo acontece em todas fases. Nos esvaziamos na lua minguante, nos renovamos na lua nova e por fim voltamos a nos encher na lua crescente.


E como podemos associar essas fases, com a pratica do Yoga?


Aqui na Samambaia, nos trabalhamos muito com a Biopsicologia (tem matéria aqui no site falando sobre) associamos cada aula com posturas, respirações e meditações que se relacionam com a fase da lua da semana. Adaptando a prática de acordo com cada fase lunar podemos sentir benefícios específicos. Veja a seguir como relacionamos as fases da lua à prática de yoga:


Lua Nova:

É o período ideal para dar início a novos planos e recomeços. Plante agora para colher mais pra frente. É o momento para começar aquela dieta, mudar o visual ou mesmo começar um novo emprego. Abrace situações novas e que realmente marquem um começo na sua vida ou tire aquele projeto antigo da gaveta e dê o pontapé inicial nele. Na pratica de yoga trabalhamos a introspecção para promove a definição de intenções para o futuro. É a fase de energia mais baixa, nos permitindo desacelerar e estabelecer um ritmo mais saudável. Nesta fase, trabalhar práticas mais lentas e meditativas, como yin yoga, yoga restaurativa ou simplesmente descansar. Práticas meditativas com visualizações de novos caminhos e o Chandra Nadi Pranayma foi nosso ponto nesta aula.


Lua Crescente:

É a fase lunar do movimento, hora de investir e de regar para ver crescer. As coisas ainda não tomaram forma, mas estão sendo agilizadas. Fique atento ao que está acontecendo ao seu redor, pois é isso que vai se desenrolar até o fim dessa fase. Coisas positivas se encaminham para o sucesso. Já as negativas implicam obstáculos crescendo no seu caminho. Por representar o momento de crescimento e expansão. Nesta fase de energia mais alta, que nos estimula a agir e criar. vamos realizar práticas mais intensas e dinâmicas, como ashtanga yoga, vinyasa yoga ou hatha yoga. Práticas meditativas com visualização de expansão energética e a respiração Kapalabhati Pranayama foi nosso ponto nesta aula.


Lua Cheia:

Essa é a fase em que tudo é aguçado. Emoções estão à flor da pele e fica difícil manter o equilíbrio. A energia dessa fase é forte, então ficamos impulsivos. Não é o momento de decidir, pois você poderá agir de forma precipitada. Apenas colha os frutos. É uma fase boa para trabalhar a sensualidade, engravidar, dar um gás na vida a dois ou conquistar um amor.

Na prática de yoga, vamos trabalhar bastante posturas que estimulem a abertura do coração, como asanas de flexão para trás, e também dedicar um tempo maior para a meditação, buscando equilíbrio e clareza mental. Práticas meditativas com foco em um som específico (mantras como OM, RAM, YAM) e a respiração Nadi Shodhana Pranayama foi nosso ponto nesta aula.


Lua Minguante:

É aquele momento em que as coisas perdem intensidade. Tudo fica meio chocho. Mas não se desanime, porque é uma fase excelente para fazer reflexões sobre tudo o que aconteceu e para fazer um balanço. É hora de se recolher e economizar as energias.

Pare para analisar, colocar a vida em ordem, meditar e fazer a limpa na sua vida. E isso inclui pessoas tóxicas, roupas e móveis parados, que atravancam as energias da casa. Purifique-se e abra espaço para o novo, que vem logo em seguida, iniciando um novo ciclo de novas oportunidades.

Trabalharemos posturas que nos ajudam a deixar ir o que não serve mais práticas mais detox e revitalizantes, como shatkarma yoga, pranayama yoga. Práticas meditativas com visualização de limpeza energética e a respiração focada na exalação foi nosso ponto nesta aula.


Postura da Árvore ( Vrikshana), Yoga ao pôr do sol

Para astrólogos e numerólogos, a Lua tem muita energia, por essa razão exerce grande influência em nossas vidas. Como a Lua tem poder sobre as marés, interferindo em grandes volumes de água, ela também influenciaria as águas do nosso corpo.

Não só o nosso corpo é influenciado pela mudança de Lua, como também o nosso humor e o nosso comportamento. Já no nosso nascimento, ficam registradas a fase, a altura e a distância gravitacional da Lua. O nosso signo lunar define aspectos relacionados à nossa sensibilidade, à nossa intuição e às nossas emoções – ou seja, aqueles aspectos profundos e ligados à nossa intimidade.

Cada fase lunar tem uma ação sobre a nossa vida, assim podemos aproveita-las de diversas maneiras.

Quando nos abrimos a entender um pouquinho mais, sobre nosso corpo e suas conexões temos mais coerência em nossas ações.

Assim promovemos ações significativas em prol do nosso reequilíbrio.


Aproveite que chegou até aqui e conheça nossas aulas. Nossos atendimentos são online e presencial, personal e em grupo. Use a prática do yoga como instrumento de autoconhecimento, nos podemos te ajudar!

Entre em contato =)



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page