top of page

Óleo essencial de Melaleuca. Uso e benefícios.

O óleo essencial de melaleuca, é extraído de uma planta que há muito tempo é conhecida pelo outro lado do mundo. Originária da Austrália, existem relatos de que há milênios a melaleuca era muito usada pela tribo de aborígenes Bundjalung, que costumava aproveitar o macerado da planta para alívio de dores. Seus membros também se banhavam no lago em que suas folhas caíam, como uma forma de relaxamento (uma espécie de banho terapêutico). Hoje a melaleuca é cultivada também na Ásia, Europa e América do Sul, sempre em áreas pantanosas e é conhecida com tea tree ou árvore-chá.


A melaleuca pertence à família botânica Myrtaceae (mesma da jabuticaba) e dentre as suas espécies mais conhecidas e estudadas está a Melaleuca alternifólia, culturalmente valorizada devido ao potencial medicinal do óleo retirado de suas folhas, conhecido por ser antibacteriano, antifúngico, antiviral, anti-inflamatório e analgésico. Chamado popularmente como TTO (do inglês tea tree oil), possui coloração amarelo-clara e forte aroma característico, muito utilizado em produtos farmacêuticos e cosméticos devido às suas propriedades benéficas.

O óleo essencial de melaleuca possui uma atividade antimicrobiana de amplo espectro, cujo mecanismo principal de ação atua sobre danos nas membranas das células, embora detalhes sobre ainda sejam desconhecidos. Estudos clínicos revelaram que o óleo essencial de melaleuca mostrou eficácia diante de inúmeras doenças superficiais, incluindo acne, candidíase oral (sapinho) e micoses nas unhas, entre diversas outras.

O componente responsável pela propriedade antisséptica dessa espécie é, mais especificamente, o terpinen-4-ol, que se apresenta sob forma mais abundante, chegando a compor de 30% a 40% da composição do óleo. Quando comparado com outros agentes terapêuticos, tais como o fenol, apresentou eficiência superior, comprovando que a utilização de matérias-primas naturais, além de serem biodegradáveis, provenientes de fontes limpas e ecologicamente corretas, pode apresentar melhor desempenho que os sintéticos, muitas vezes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Assim, para preservar a margem de segurança do uso de óleo essencial de melaleuca, é recomendável seu uso externo local diluído em água, embora ainda não haja um consenso sobre a quantidade máxima recomendada – a experiência tem mostrado que é razoável a concentração máxima de 5%, o que equivale a 100 gotas de óleo essencial de melaleuca a cada 100 ml de água, mas concentrações a partir de 0,1% (2 gotas de óleo a cada 100 ml de água) já têm se mostrado eficientes em muitos tratamentos. Simplificando, use no máximo uma gota do óleo essencial de melaleuca para cada ml de água. E como já dito, evite sua ingestão, a menos que seja sob orientação médica.

O óleo essencial de melaleuca possui diversas propriedades que possibilitam seu uso como cosmético e até para fins medicinais.

Entre suas propriedades, estão:


Curativas

Antissépticas

Analgésicas

Anti-inflamatória

Antiespamódica

É imunoestimulante, bactericida e fungicida com ação comprovada. Trata problemas de pele em geral, e ainda auxilia nos processos de recuperação, principalmente de gripes e resfriados, ou em qualquer caso em que o sistema imunológico não esteja “dando conta do recado”.


Algumas receitinhas de como você pode usar o óleo de Melaleuca no seu dia a dia: